Ecapro
1 INTRODUÇÃO O trabalho a seguir terá como abordagem um dos principais “gurus” da Gestão da Qualidade Total (GQT) que tem como principio a busca continua para melhorar os procedimentos e métodos da empresa, eliminando praticamente todos os erros decorrentes de tarefas mal realizadas e sem metas de qualidade, Armand Feigenbaum, americano é considerado o “PAI” do (GQT) desenvolveu diversos estudos da qualidade e por isso ainda na atualidade é utilizado como base de pesquisas, com um pensamento bem amplo ele inovou boa parte da metodologia que se refere à qualidade, pois se baseava de experimentos científicos, tendo 8como base a satisfação das necessidades dos clientes, que para isso se utiliza de 19 etapas para o Controle da Qualidade Total, quatro pecados mortais da qualidade e os 9 M’s que poderá decidir se obterá sucesso ou fracasso a empresa.
Armand Vallin Feigenbaum é um expert do controle da qualidade americano e homem de negócios. Ele concebeu o conceito de Controle Total da Qualidade (Total Quality Control), posteriormente conhecido como Gerenciamento Total da Qualidade (Total Quality Management). Feigenbaum recebeu grau de bacharel do Union College e seu grau de mestre e doutor do MIT. Ele foi diretor de operações de manufatura da General Electric no período de 1958 a 1968 e é agora Presidente e CEO da General Systems Company of Pittsfield, Massachussets, uma firma de engenharia que projeta e instala sistemas de operações. Feigenbaum escreveu vários livros e serviu como presidente da ASQ (American Society for Quality) de 1961 a 1963.
Suas contribuições É considerado o pai da qualidade e afirma que esta é um trabalho de todos na empresa, e que não é possível fabricar produtos de alta qualidade se o departamento de manufatura trabalha isolado. Reconhecido como o primeiro a estudar os custos da qualidade. Suas maiores contribuições para o ensino da qualidade