ECA ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Licenciatura em Pedagogia
Disciplina Legislação da Educação Brasileira
7º período Turma 01 Polo Pesqueira
Elizangela Laranjeira de Sá
Silvana Moura da Silva
Silviane de Lima Santos
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Agosto
2013
Elizangela Laranjeira de Sá
Silvana Moura da Silva
Silviane de Lima Santos
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Resenha crítica apresentada como requisito para a obtenção de nota parcial da disciplina de Legislação da Educação Brasileira, pelo Curso de Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Agosto
2013
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
O Estatuto da criança e do adolescente (ECA) é uma Lei Federal, promulgada em Julho de 1990, que trata sobre os direitos das crianças e adolescentes em todo o Brasil.
Desde promulgado o Estatuto, fica assegurado a crianças e adolescentes, sem diferir de raça, credo, cor ou classe social, serem reconhecidos como sujeitos de direitos e deveres, onde cabe ao Estado à absoluta prioridade sob o seu desenvolvimento. Já assegurado na constituição e confirmado no ECA, o Estatuto vem estabelecer o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e social, para crianças e adolescentes. Se a lei assegura todos esses direitos, onde estão as condições para que isso se concretize? No nosso país faltam médicos para o atendimento clínico, salários dignos para assegurar o lazer, a cultura e a alimentação, que são fundamentais para o desenvolvimento humano. O adolescente a partir dos doze anos já se torna menor infrator, além das medidas protetivas já descritas, poderão ser aplicadas medidas socioeducativas de acordo com a capacidade do ofensor, circunstâncias do fato e a gravidade da