EAD 2
É vital para os professores do EAD, onde a sala é virtual, tenham uma forte motivação e desejo de mudança capaz de contagiar os alunos com confiança e ânimo.
Funções do professor no EAD incluem pedagógica, social, administrativa, técnica.
“O professor e o grupo como um todo passa a ser solicitado a interagir com diferentes meios e sujeitos e a compartilhar o conhecimento, para construir novas relações, fazendo e desfazendo as informações dadas, reconstruindo-as em novos espaços, em diferenciados significados e novas formas de organização” (Medeiros et al. 2002), deixando claro que o professor se torna um agente fundamental quanto as mudanças e interações a serem articuladas.
O professor promove o diálogo nas plataformas de ensino.
As funções do docente se separam, fazendo parte de um planejamento dividido no tempo e no espaço: as funções de selecionar, organizar e transmitir o conhecimento do ensino presencial, em EAD são preparados “cursos” e textos, que são a base dos materiais pedagógicos, como por exemplo um livro-texto ou manual, programas em áudio, vídeo ou informática. O aluno então passa a receber as atividades de tutoria à distância, geralmente individual, através de vários meios de comunicação.
PROFESSOR PRESENCIAL
PROFESSOR DA EAD
* De mestre (que controla a administra as aulas). * Para parceiro (prestador de serviços quando o aluno sente necessidade ou conceptor – realizador de materiais).
* Só se atualiza em sua área específica;
* Atualização constante, não só de sua disciplina; * Passar do monólogo sábio de sala de aula;
* Para o diálogo dinâmico dos laboratórios, salas de meios, e-mails, telefone, etc;
* Do monopólio do saber;
* À construção coletiva do conhecimento, através da pesquisa;
* Do isolamento individual;
* Aos trabalhos em equipes interdisciplinares e complexas;
* Da autoridade;
* À parceria;
* Formador – orienta o estudo e a aprendizagem, ensina a pesquisa,