Aterramento IT
O esquema de aterramento IT é um esquema TT com neutro da fonte aterrado por impedância. Normalmente utiliza-se uma impedância na ordem de 1000 a 2000 Ohms entre o neutro do enrolamento de baixa tensão do transformador e a terra. Com isso, limita-se a corrente de falta a um valor desejado, de forma a não permitir que uma primeira falha desligue o sistema. Geralmente, essa corrente não é perigosa para as pessoas, mas como a instalação estará operando em condição de falta, devem ser utilizados dispositivos que monitorem a isolação dos condutores, evitando a excessiva degradação dos componentes da instalação. Todas as partes condutoras expostas e estranhas à instalação são ligadas a um eletrodo de terra.
As principais vantagens deste tipo de aterramento são:
- Continuidade (mantém o circuito em funcionamento quando submetido ao primeiro defeito);
- Limita a corrente de curto-circuito de acordo a capacidade de suportabilidade dos componentes da instalação;
- Reduz as harmônicas de maneira acentuada na operação do sistema elétrico utilizado;
- Segurança pessoal (protege o operador contra choques elétricos).
Por outro lado, este esquema de aterramento apresenta dificuldade em sistemas de grande porte, obrigando o emprego de dispositivos e técnicas especiais para a sinalização e localização do primeiro defeito. Na ocorrência de um segundo defeito, a segurança humana é comprometida.
No geral, o uso dos sistemas IT fica restrito aos casos onde uma primeira falha não pode desligar imediatamente a alimentação. Têm-se, como exemplo, processos importantes como salas de cirurgia e processos metalúrgicos.
Outro esquema de aterramento IT é o neutro isolado da terra. Sob condições normais, seu potencial é mantido perto daquele das partes condutoras expostas pelas capacitâncias do equipamento e barramento;
Obs.: Partes metálicas expostas do equipamento e partes condutoras estranhas do edifício são ligadas ao eletrodo de terra do edifício.
- Os