trabalho aterramento tipo IT
ENGENHARIA ELÉTRICA
HÉRICO ESMÉRIO DE OLIVEIRA
SISTEMA DE ATERRAMENTO TIPO IT
Lages
2015
HÉRICO ESMÉRIO DE OLIVEIRA
SISTEMA DE ATERRAMENTO TIPO IT
Trabalho apresentado ao Professor Rubens Binsilveira da disciplina de Segurança do Trabalho do 6º Semestre do Curso de Engenharia Elétrica Da Universidade do Planalto Catarinense.
Lages
2015
INTRODUÇÃO
Os sistemas de aterramento foram criados para proteger pessoas, animais e materiais contra uma possível falha de um determinado sistema. Essa falha pode ser desde uma pequena fuga de corrente até um arco elétrico visível que pode vir a danificar um equipamento e ocasionar um incêndio numa situação grave.
Um sistema de aterramento é um conjunto de condutores enterrados, cujo objetivo é realizar o contato entre o circuito e o solo com a menor impedância possível. Existe vários sistemas de aterramentos, mas independente do sistema deve-se assegurar que os níveis de tensão de toque e de passo sejam inferiores ao risco de morte por choque.
Segundo a norma brasileira NBR 5410, que trata de instalações elétricas de baixa tensão, o sistema de aterramento IT. É um esquema em que as partes vivas são isoladas da terra ou o ponto de alimentação é aterrado através de uma impedância. As massas são aterradas ou em eletrodos distintos para cada uma delas, ou em um eletrodo comum para todas elas ou ainda partilhar do mesmo eletrodo de aterramento da alimentação, porém não passando pela impedância.
SISTEMA DE ATERRAMENTO TIPO IT
Uma instalação elétrica de baixa tensão, por exemplo, deve estar protegida a fim de garantir o funcionamento adequado dos sistemas de proteção contra choques elétricos, sobre tensões, descargas atmosféricas, descargas eletrostáticas e também dos equipamentos de tecnologia de informação como: computadores, centrais telefônicas, modems, controladores etc.
De acordo com a norma brasileira NBR 5410, que