Aterramento
Aterramento
Professor: Antonio Marcos
Acadêmico: Rangel Cavalcante Costa
Curso: Redes de Computadores
Matéria: Cabeamento Estruturado
Turma: GPR2P32
Palmas-TO
INTRODUÇÃO
O aterramento elétrico é sem duvidas necessário para todos os equipamentos Eletro Eletrônicos no intuito de melhorar o funcionamento e desempenho dos equipamentos e principalmente aumentar a segurança dos usuários quanto a descargas atmosféricas, cargas estáticas geralmente acumuladas no hardware do equipamento, no texto abaixo poderão ser esclarecidas algumas duvidas mais freqüentes sobre o assunto tais como o que e um aterramento, para que serve um aterramento, quais os tipos de aterramento mais utilizados, quando se deve ter um aterramento.
O que e um aterramento?
Aterramento é um conjunto de condutores enterrados, onde o objetivo é realizar o contato entre o circuito e o solo com a menor impedância possível. Ou seja “é um ponto de referência para um potencial elétrico de 0 volt”( Wikipédia, a enciclopédia livre).
Para que serve um aterramento?
Sua principal utilidade e aumentar a segurança dos usuários quanto a descargas atmosféricas, cargas estáticas acumuladas no hardware do equipamento, auxiliar no funcionamento de dispositivos de proteção e garantir um melhor funcionamento para os equipamentos.
Quais são os tipos de aterramento? Segundo a norma brasileira NBR 5410, que trata de instalações elétricas de baixa tensão, os tipos de aterramentos são: TN-S,TNS-C,TNS-C,TT,IT.
Fio Terra
“É o condutor elétrico (fio) cuja função é conectar à Terra - ou seja, ao Terra Elétrico - todos os dispositivos que precisarem utilizar seu potencial como referência ou valer-se de suas propriedades elétricas”( Aterramento Elétrico – Procobre – Victory 06/02).
Como fazer um ateramento dentro das normas estabelecida pela ABNT, (Associação Brasileira de Normas Tecnicas) no caso o primeiro