Teleprotecao
FACULDADE DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
APLICAÇÕES DE TELECOMUNICAÇÕES
TELEPROTEÇÃO DE REDES ELÉTRICAS
As redes de telecomunicações passaram por mudanças significativas nos últimos anos, parcialmente devido a aplicabilidade / complexidade nos sistemas de potência.
Em função da complexidade dos Sistemas de Energia a serem monitorados, ocorre a necessidade de exercer um controle sobre informações críticas, como sinais de proteção dos sistemas elétricos e identificação da origem de falhas.
A solução para estas questões é utilizar equipamentos que não necessitem de manutenção, sejam fáceis de operar e ofereçam alto nível de flexibilidade para a instalação na subestação.
CONCEITO:
Teleproteção é um método de proteção de linha, através de relés de proteção e meios de comunicação, no qual um defeito interno é detectado e determinado comparando-se as condições do Sistema nos terminais do circuito protegido, utilizando canal ou canais de comunicação
Três fatores devem ser levados em conta para o correto dimensionamento de um sistema de teleproteção:
1. Seletividade e Rapidez na Proteção;
2. Confiabilidade;
3. Religamento Automático.
1. Seletividade e Rapidez:
Muito se fala a respeito da palavra SELETIVIDADE.
Porém tudo pode ser resumido na seguinte regra:
“Quando de uma falha ou defeito de um componente do
Sistema Elétrico de Potência, o mesmo deve ser desligado o mais rapidamente possível, e somente este componente”. O grande problema na Proteção de Sistemas
Elétricos é a determinação, pelos relés, do local do defeito ou curto-circuito, para desligar somente o componente defeituoso. Esta seletividade é alcançada normalmente em detrimento do tempo de atuação da proteção. Alguns esquemas de proteção sãoinerentemente seletivos, isto é, a própria concepção da proteção permite, estabelecer a localização do defeito. É o caso, por exemplo, das proteções diferenciais.
Para o caso de uma