Proteção de sistemas eletricos de potência
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA
PATO BRANCO – PR
JUNHO/2013
Resumo – Este trabalho apresenta algumas filosofias de proteção do sistema elétrico de potência, sendo proteções de linhas de transmissão, de transformadores, barramentos de subestações e de geradores de energia elétrica. Sendo explanado sobre as diferentes filosofias de proteção, suas aplicabilidades e descrição do funcionamento das mesmas. Os sistemas de proteção são de extrema importância, pois tem a função de garantir a funcionalidade e integridade do setor elétrico e também de salvaguardar vidas. A filosofia de proteção do sistema elétrico de potência deve ser um assunto bem embasado pelos profissionais do setor elétrico, pois é o princípio de funcionamento dos equipamentos e do sistema elétrico como um todo.
Palavras-chave: Sistema elétrico de potência; filosofia de proteção.
INTRODUÇÃO
De acordo com Anderson (1998), o sistema elétrico de potência engloba a função de geração, transmissão e também de entregar energia elétrica aos consumidores com continuidade, confiabilidade, qualidade e economia.
O sistema elétrico está sujeito a anormalidades que podem comprometer o desempenho do mesmo, como sobretensão, subtensão, sobrecarga, oscilações e curto-circuitos. Para minimizar os efeitos de interrupção do fornecimento de energia elétrica, existem os equipamentos de proteção que auxiliam na preservação dos equipamentos e integridade física das pessoas, também diminuição no tempo de indisponibilidade dos mesmos.
Segundo Anderson (1998), as filosofias de proteção devem atender a quatro condições básicas sendo, velocidade que corresponde a rapidez com que o sistema de proteção extingue o defeito, a sensibilidade que é a capacidade da proteção de detectar as anormalidades nas condições para as quais foi projetada, a confiabilidade que é a probabilidade da proteção de atuar corretamente sempre