Proteção Sistema Elétrico de Potência
1.1 Introdução
Uma das características básicas que um sistema elétrico de potência (SEP) deve ter é a de garantir o suprimento de energia ás cargas, de forma confiável e ininterrupta.
Estes fatos estão relacionados, nos dias de hoje, com o conceito de confiabilidade dos sistemas elétricos, que além da continuidade do fornecimento de energia, define condições mínimas para uma operação adequada, como os níveis do sinal de tensão, tanto em amplitude como em freqüência.
Figura 1.1 – Estrutura básica de um SEP
Na verdade, a sofisticação dos equipamentos utilizados na indústria, nos aeroportos e sistemas de controle aéreo, nas empresas de telecomunicações, hospitais, serviços bancários, etc. tem reduzido muito a faixa de tolerância de variação da freqüência e da tensão. Por outro lado, a dependência cada vez maior da energia elétrica, por parte do homem, tem levado de forma assustadora o consumo deste tipo de energia. Para atender toda esta demandas de forma confiável, com alto padrão de qualidade, são planejadas, construídos e desenvolvidos complexos sistemas elétricos interligados, alguns com dimensões continentais.
Figura 1.2 – Cargas do SEP
, Pag. 1
Um dos grandes desafios destes vastos sistemas interligados é que eles devem operar de forma adequada, mesmo na presença constante das variações de carga ao longo de uma jornada (impactos de carga), como na eventualidade de um distúrbio maior como:
Curto - circuito em transformadores;
Curto - circuito em linhas de transmissão ou distribuição;
Curto - circuito na saída de unidades geradoras;
Perda de grandes blocos de carga, etc...
O sistema atual de energia elétrica é baseado em grandes usinas de geração que transmitem energia através de sistemas de transmissão de alta tensão, que é então distribuída para sistemas de distribuição de média e baixa tensão. Em geral o fluxo de energia é unidirecional e a energia é despachada e controlada por