biologia celular
BIOLOGIA CELULAR Questões sugeridas para discussão após a observação da difusão simples:
1) Como funciona o processo de difusão simples?
A difusão simples é um tipo de transporte passivo (não há gasto de energia celular) Consiste no transporte de substâncias permeáveis à membrana. Estas, em solução, podem fluir de dentro para fora da célula ou vice-versa, de forma espontânea. Esse processo ocorre de uma região com maior concentração de partículas para uma com concentrações menores. Trocas gasosas entre o sangue e tecidos é um exemplo desse tipo de transporte.
2) Quais substâncias são transportadas através desse processo?
Esse meio de transporte é o mais simples da célula, onde moléculas pequenas, não-polares e lipossolúveis se difundem livremente através da bicamada lipídica constituinte da membrana plasmática. Essas moléculas podem ser o O2, CO2, NO, esteróides, glicerol, ácidos graxos, entre outras moléculas enquadradas nesse sistema.
3) Existe diferença, no processo de difusão simples, entre uma célula animal e uma vegetal?
Explique.
A difusão simples se trata da movimentação contínua e casual dos átomos, moléculas ou íons, que tendem a se separar de regiões mais concentradas para regiões menos concentradas. Para que ela ocorra, a membrana plasmática tem que ser permeável à determinada substância e também deve haver diferença de concentração entre o meio interno da célula e o meio externo da célula. Uma célula animal em um meio hipotônico tende a inchar devido à entrada de água na célula, podendo até estourar se a diferença de concentração for muito grande. Em um meio hipertônico, uma célula animal perde água e murcha. Em meio isotônico nada ocorre. O mesmo ocorre com a célula vegetal, com a exceção de que a célula vegetal não corre o risco de estourar, pois há um envoltório extra à membrana plasmática que é a parede celulósica.
Questões sugeridas para discussão após a observação da difusão facilitada:
1) Como