GRUPOS BIOLÓGICOS
Grupos Biológicos
Relações intraespecíficas Harmônicas
Sociedade: Indivíduos da mesma espécie, mantendo-se anatomicamente separados, e que cooperam entre si por meio de divisão de trabalho. Geralmente, a morfologia corporal está relacionada à atividade que exercem. Por exemplo, formigas soldados são maiores e possuem mais veneno que as formigas operárias, a abelha rainha é grande e põe ovos, enquanto as abelhas operárias são menores e não põem ovos.
Colônia: Uma colônia é o agrupamento de vários indivíduos da mesma espécie que apresentam um elevado grau de dependência entre si, podendo ou não ocorrer divisão do trabalho. Estes podem se apresentar semelhantes, chamados de colônias isomorfas, por exemplo, as colônias de corais. Ou com diferenciação corporal de acordo com a atividade que desempenham, chamados de polimorfas, por exemplo a caravela portuguesa.
Relações intraespecíficas desarmônicas
Canibalismo: Ato no qual um indivíduo se alimenta de outro da mesma espécie. Por exemplo, muitas espécies de peixes devoram os alevinos de sua própria espécie, jacarés e crocodilos também devoram filhotes das suas espécies; a aranha viúva-negra e os insetos louva-a-deus, logo após acasalamento, a fêmea devora o macho para obter as proteínas de seu organismo, necessárias para desenvolver os ovos no seu organismo.
Competição Intraespecífica: A competição intraespecífica é uma relação de competição entre indivíduos da mesma espécie, que concorrem pelos mesmos fatores do ambiente, que existem em quantidade limitada. A competição intraespecífica determina, basicamente, a densidade da população em certo local. Um exemplo desse tipo de competição é a territorialidade: disputa por espaço. Machos de uma mesma espécie precisam competir entre si pelas fêmeas dessa mesma espécie, fenômeno esse chamado "seleção sexual". O leão, por exemplo, tem que competir com os outros leões do bando porque os leões praticam a poligamia patriarcal e é