Biosseguranca
Priscila Rosa da silva
BLUMENAU
2014
Priscila rosa da silva
noções de biossegurança
Trabalho Requerido para a Disciplina de Biossegurança do curso Técnico em Podólogia do INA- Instituto Brasileiro de Naturopatia Aplicada.
Professor: João Augusto Lima.
BLUMENAU
2014
lista de ilustrações
sumário
1 introdução Biossegurança é a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destiladas a assegurar a vida, por meio de prevenção, controle, eliminação, gerenciamento, plano, ou redução de riscos referente às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal, vegetal e o meio ambiente. É objetivo de a biossegurança reconhecer fontes de perigo propor ações preventivas e de controle.
Em um local de trabalho podemos encontras cinco tipos de risco para avaliação deste local, estes riscos podem ser tanto biológicos como matéria orgânica, ou químicos derivados de produtos químicos, riscos físicos como calor, vento, temos os riscos ergonômicos relacionados à postura, movimento, e também os riscos de acidentes provocados por ambientes desorganizados, aparelhos sem manutenção entre outros.
Nos riscos biológicos os profissionais na área da saúde, e principalmente os podólogos devem saber o uso correto de EPI’s (Equipamentos de proteção individual), são todos os dispositivos de uso individuais destinados a proteger a integridade física do trabalhador, incluindo luvas, protetores oculares, máscaras, jaleco, sapato fechado, e touca. É importante também saber do que devemos nos proteger, como: vírus, bactérias, fungos, protozoários, helmintos. E quais as doenças relacionadas, e que grau de risco cada doença poderá apresentar, como exemplo, a SIDA ou hepatites que são doenças de alto contagio e não tem cura, apenas tratamentos, estas estão no grau 4 de risco, o mais perigoso.
Para proteger a segurança do trabalhador temos