Folha Da Resenha Para Exercicio 1
Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - Fatecs
Curso: ____________ Semestre: 1º/2015 Data: ___/___/___
Disciplina: Língua Portuguesa
Profa. Dra. Sandra Araújo de Lima da Silva Visto da professora:______
Aluno(a):_____________________________________________ R. A.:________________
AVALIAÇÃO 1 - PRODUÇÃO TEXTUAL (EXERCÍCIO)
1 - PROPOSTA
Escreva uma resenha sobre o texto indicado a seguir.
As milícias da imprensa
Por Luciano Martins Costa em 13/04/2015 | 14 comentários
Comentário para o programa radiofônico do Observatório, 13/4/2015
Os jornais de segunda-feira (13/4) absorvem cautelosamente a frustração com o menor impacto das manifestações de domingo, projetando novos lances dos grupos que se organizaram nas redes sociais e se corporificaram nas ruas. As redações registram desentendimentos entre líderes do movimento, concentrando as fichas em apenas dois deles, mas não conseguem dissimular o fato de que os protestos eram uma grande aposta da própria imprensa hegemônica.
Os jornais de sábado haviam divulgado com destaque declarações do presidente do PSDB, senador Aécio Neves, e uma nota oficial do partido, apoiando irrestritamente as manifestações do dia seguinte. Desde a sexta-feira (10/4), os três diários de circulação nacional vinham publicando chamamentos explícitos para estimular a adesão aos protestos, procurando selecionar os grupos e isolar os aloprados que ainda pregam o golpe militar e ações violentas. Não fica bem ser visto em tal companhia.
Não havia qualquer dúvida, portanto, de que a manifestação programada para manter acesa a crise política passava a ser um ato partidário sob a bandeira do PSDB, com patrocínio indiscutível da mídia tradicional.
A “pesquisa” Datafolha publicada na manhã de domingo mostrava que a queda de popularidade da presidente Dilma Rousseff havia estabilizado, o que