Dêbentures
A palavra debêntures é de origem latina e significa aquilo que deve ser pago. Nada mais é do que um empréstimo feito por alguém ou uma instituição para uma empresa.
As empresas chamadas sociedades limitadas não têm poder para emitir debêntures. Para emitir debêntures a empresa deve ter seu capital representado por ações, ou seja, ser uma S.A. Sendo assim, a debênture tem uma característica especial em relação a outros títulos de crédito: é uma alternativa de financiamento que precisa da aprovação dos acionistas, pois sua emissão não pode ser decidida pela diretoria isoladamente.
Todas as emissões públicas de debêntures devem, obrigatoriamente, ser registradas na Comissão de Valores Mobiliários. As companhias de capital fechado só podem realizar emissões privadas com oferta a acionistas ou a grupos restritos de investidores que atendam a determinadas requisitos.
A diferença entre ação e debênture é que você não passa a ter controle sobre a empresa, ou seja, a ser um de seus proprietários. Essa é uma das vantagens para a companhia dessa forma de captação de recursos, caso ela não queira dividir o comando.
Atualmente, é uma das formas de captação de recursos das empresas, que emitem debêntures e as vendem a investidores, com a promessa de pagar, nas condições contratadas, o valor equivalente ao valor dos títulos emitidos, acrescido de uma remuneração. Sendo assim, cada debênture representa uma fração da dívida total que foi negociada entre a empresa emissora e o investidor.
Para financiar iniciativas a médio e longo prazos, como por exemplo, ampliar sua fábrica, comprar uma nova linha de maquinário ou trocar a frota de veículos, uma empresa precisa de recursos financeiros. Entre as alternativas disponíveis para se levantar esses recursos está a emissão de um título de crédito denominado debênture.
Noticias sobre Debêntures:
DEBÊNTURES DA VALE DO RIO DOCE - DADOS OFICIAIS ( 24 de junho de 2009)
DEBÊNTURESPARTICIPATIVAS:
DA VALE DO RIO DOCE.