Durkheim: O Fato Social Religioso
Durkheim: O Fato Social Religioso
QUESTÕES AUTOAVALIATIVAS
1) Durkheim esforçou-se para estabelecer a Sociologia como disciplina científica, diferenciando-a das demais ciências já estabelecidas. Explique o que são os chamados “fatos sociais” e como o método empregado para estudá-los ajudou na consolidação da Sociologia.
Duas características essenciais de todo fato social: • ele é exterior ao indivíduo; são padrões de pensamento e comportamento que lhe são passados pela sociedade;
• ele possui um poder de coerção imperativo, não sendo possível ao indivíduo isolado dele escapar sem ser classificado como louco ou delinquente.
Não depende, portanto, de nenhum tipo de fenômeno orgânico ou psíquico para existir, pois sua origem encontra-se na pró- pria sociedade.
O método de análise desses fatos sociais, consiste em sempre desconfiar das primeiras impressões, o que significa se distanciar de todo senso comum, ou seja, de toda opinião já pré-formada pela coletividade.
Note que o princípio geral de toda ciência é construir um conhecimento com base em fatos, e não em preconceitos.
2) Por qual motivo Durkheim inicia sua reflexão sobre as religiões por meio do estudo das sociedades que classificava como primitivas? Explique. a mesma lógica que vimos anteriormente. Ao estudar a religião mais primitiva, ele não pretende que seu estudo sirva para explicar as religiões mais sofisticadas, mas, sim, determinar que a tendência ao religioso, que o fenômeno religioso em si, independentemente de denominação religiosa, é o fato social a ser estudado.
A religião mais primitiva responde ao mesmo impulso que a religião moderna mais sofisticada: o impulso religioso. Para ele:
Todas são igualmente religiões, como todos os seres vivos são igualmente vivos, desde os mais simples plastídios até o homem. Portanto, se nos voltamos para as religiões primitivas não é com a intenção de depreciar a religião em geral; porque essas religiões