Montesquieu
Charles-Louis de Secondat(1689-1775), barão de Montesquieu, nasceu na cidade de Bordeaux (França). Charles Montesquieu e considerado um dos maiores filósofos e escritor Iluminista. Montesquieu nasceu numa família nobre da França, estudou numa escola religiosa e após concluir a educação básica, foi estudar na Universidade de Bordeaux e depois de Paris.
Com a morte do pai em 1714, retornou para Bordeaux, tornou-se conselheiro do Parlamento da cidade e após a morte de seu tio, Montesquieu assume o título de barão, a fortuna e o cargo de presidente do Parlamento de Bordeaux.
Em 1715, Montesquieu casou-se com Jeanne Lartigue e teve duas filhas. Tornou-se membro da Academia de Ciências de Bordeaux e desenvolveu estudos sobre ciências, mas anos depois vendeu seu título e resolveu viajar pela Europa. Após decidir morar na Inglaterra(onde ficou por dois anos), Montesquieu ficou muito impressionado com o modelo político inglês. Então começou a observar o funcionamento da sociedade, os costumes e as relações sociais e políticas. Entre 1720 e 1740, desenvolveu seus grandes trabalhos sobre política, principalmente, criticando o governo absolutista e propondo um novo modelo de governo.
Ao voltar para sua cidade, escreveu sua obra-prima, "O Espírito das Leis": foi outro grande sucesso, e também bastante criticada, como haviam sido as "Cartas Persas". Assim, Montesquieu idealizou o Estado regido por três poderes separados, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Dessa forma, o abuso pela vontade de apenas um ou um grupo seleto se tornava distante. A função do poder legislativo é a elaboração da leis, a do executivo é governar o povo e administrar os interesses públicos e a do judiciário é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos. Essa é a teoria da separação de poderes e teve enorme impacto na política, influenciando a organização das nações modernas. O pensador levou dois anos escrevendo "Em defesa do