Emile durkeim
David Émile Durkem 2
Os tipos de solidariedade social 3
Fatos sociais 5
Instituição social e Anomia. 6
O suicídio 7
Indivíduo e sociedade 8
Os três Tipos de suicídio 8
O egoísta 8
Altruísta 9
Anomia 9
As Formas Elementares da Vida Religiosa 10
As Representações Religiosas: 11
O pensamento de Durkheim 12
David Émile Durkem
Émile Durkem nasceu na França, dia 15 de abril de 1858. Faleceu em Paris, em 15 de novembro de 1917 É considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna. Durkheim era descendente de uma família de rabinos. Porém, não seguiu o caminho da família, optando por uma vida mudana e iniciou seus estudos filosóficos na Escola Normal Superior de Paris, foi um opositor da educação religiosa e defendia o método científico como forma de desenvolvimento do conhecimento. Em boa parte dos seus trabalhos, procurou demonstrar que os fenômenos religiosos tinham origem em acontecimentos sociais.
Aos 21 anos de idade, Durkheim foi estudar na Escola Normal Superior (École Normale Supérieure) e passou a dedicar-se ao mundo intelectual. Formou-se em Filosofia, no ano de 1882. Cinco anos após sua formatura, foi trabalhar na Universidade de Burdeos como professor de pedagogia e ciência social. Neste período, começaram seus estudos sobre sociologia. Émile Durkheim foi um dos responsáveis por colocar a Sociologia em pauta nas escolas e universidades. Suas pesquisas sobre educação, religião, criminalidade e morte contribuíram para que a disciplina fosse elevada à ciência social. Sua preocupação foi definir o método e as aplicações desta nova ciência. Ele formulou com clareza o tipo de acontecimento sobre os quais o sociólogo deveria conhecer: os fatos sociais que deveriam ser o objeto da Sociologia.
Procurando garantir à Sociologia um método tão eficiente quanto o desenvolvido pelas ciências naturais, Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como coisas, exteriores, deveriam ser medidas, observados e