Emile Durkeim
ALUNO: JOÃO CARLOS DA SILVA -
FACULDADE DE HISTÓRIA – MATÉRIA DE SOCIOLOGIA
RESENHA: ÉMILE DURKEIM - REFERENCIA BIBLIOGRAFICA: DURKEIM, Émile; Um Toque de Clássicos; Belo Horizonte Editora UFMG 2003; p. 67 a 86.
INTRODUÇÃO: ÉMILE DURKEIM, pensador francês viveu na Europa num periodo em que se encontrava agitada com grandes transformações, que envolvia valores sociais como: Família, trabalho, justiça, hábito, costume, etc; os quais estavam sendo sacudidos por estas perdas e troca de valores.
Influências: A Revolução Francesa e a Revolução Industrial contribuíram por demais nas reflexões do pensador, diante das transformações causadas na sociedade em estava vivendo.
Outro fato são pensadores que o antecederam como: Saint-Simon, Augusto Comte, Kant, Herbert Spencer ; que tiveram contribuição na sua formulação da sociologia como ciência.
Método e pensamento: Segundo Durkeim, a sociologia pode ser definida como a ciência das “instituições” p. 68; pela razão das series de fatos e causas que vieram a contribuir para a formulação das suas idéias, no qual ele denomina como fato social que são sintomas e manifestações na sociedade, passível de exercer certas regras sobre o individuo no grupo do qual ele também faz parte, que se manifesta no seu modo de comportar-se , no seu vocabulário, suas expressões e manifestações que o individuo se sente pressionado a executar para o seu convívio no meio ao qual vive.
Durkeim usa o método da ciência natural que é a observação e a experimentação, sabendo que nas relações humanas na qual é a sociologia teria a sua forma própria de fazê-lo e executá-lo na forma de ciência.
Na concepção de Durkeim, a sociedade não é a manifestação individual, mais sim de um todo, que é a coletividade, que pensa, agi de forma própria do individuo.
Os fatos sociais tanto se manifestam de formar explicita como também de maneira imperceptível, havendo a necessidade do observador