Durkheim e o direito
Questionário
1. Definir fatos sociais e representações coletivas
O fato social á algo que é geral no conjunto de cada sociedade, e tem existência própria, independentemente de suas manifestação sociais. Exerce sobre o indivíduo coação exterior. Como exemplo de fato social, a língua portuguesa, que é um fato social que ocorre na comunidade brasileira; todos os brasileiros aprendem o português independentemente de sua vontade (coação), e se um indivíduo que falava a língua portuguesa morrer, ela continuará existindo independentemente do indivíduo.
As representações coletivas é o que forma os fatos sociais. É a combinação de ideias e sentimentos que é acumulada por várias gerações. As representações sociais são a representação da expressão coletiva, e é a base da origem dos conceitos.
2. Explicar: coesão, solidariedade e os dois tipos de consciência
O homem possui dois tipos de consciência, a individual e a coletiva ou comum. A primeira é pertinente a cada indivíduo, cada um tem a sua forma de pensar, as suas ideologias, os seus gostos. Já a segunda, é o conjunto das crenças e dos sentimentos presente nos indivíduos de uma mesma sociedade, porém é praticamente impossível encontrar em todos os membros de uma sociedade a consciência comum.
Há também dois tipos de solidariedade, a mecânica e a orgânica. A solidariedade mecânica ocorre quando os laços que ligam o indivíduo a uma sociedade não são recíprocos, mas sim mecânicos, ele é uma coisa de que a sociedade dispõe; neste tipo de solidariedade, os membros de uma sociedade são pouco ou quase nada desiguais entre si e por isso são solidários devido às suas semelhanças. Por sua vez, a solidariedade orgânica ocorre devido ao progresso da divisão do trabalho, os indivíduos agem e reagem uns sobre os outros, respeitando o ponto de vista moral; vivem uma vida comum. A intensificação da divisão do trabalho faz com que se reduza a solidariedade mecânica e surja a solidariedade