Organização
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - MANHÃ
Professora: ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
O COMPUTADOR
Os computadores são máquinas capazes de realizar vários cálculos automaticamente, além de possuir dispositivos de armazenamento e de entrada e saída. Até os dias de hoje, temos conhecidas 5 gerações de computadores, vamos falar um pouco sobre todas elas.
1ª GERAÇÃO: (1940 – 1954)
Os primeiro computadores eram constituídos por válvulas. Eram grandes lentas e queimavam com grande facilidade, parecido com uma lâmpada, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons. O computador tinha apenas o uso científico e estava instalado nos grandes centros de pesquisas. Durante a Primeira Geração, a programação era feita de forma direta em linguagem de máquina, que além de ser muito demorado era difícil. O armazenamento dos dados era realizado em cartões perfurados, que mais tarde, passou a ser em fita magnética.
Um dos representantes desta geração é o ENIAC. Ele possuía 17.468 válvulas, pesava 30 toneladas e possuía apenas 200 bits de memória RAM.
2ª GERAÇÃO: (1955 – 1965)
Já na Segunda Geração tivemos a invenção do transistor pela Bell Laboratories. Elas foram as substitutas das válvulas e os fios de ligação também foram substituídos por circuitos impressos. Houve uma enorme diminuição em cabos e fios, tendo em vista que cada transistor substituía dezenas de válvulas. Devido a isso, ficaram muito mais velozes e também menores. A linguagem de programação foi simplificada e já se podia programar por comando abreviados (denominada ASSEMBLER)
A segunda geração de computadores foi marcada pela substituição da válvula pelo transistor. O transistor revolucionou a eletrônica em geral e os computadores em especial.
3ª GERAÇÃO: (1964 – 1977)
Transistores, resistores e outros componentes em um único chip
A terceira geração de computadores é marcada pela utilização dos circuitos integrados,