Durkheim, Marx e a educação
Para a sociologia, enquanto ciência que estuda as relações entre indivíduos que convivem em uma comunidade, a educação tem papel fundamental na formação do ser social. O texto abordará a visão de educação a partir das teorias e lentes sociológicas de dois dos principais pensadores clássicos da sociologia, Karl Marx e Émile Durkheim, comparando e salientando as respectivas opiniões.
Durkheim foi o precursor do pensamento de que a educação poderia ser observada como processo social com capacidade de ser descrita e esmiuçada de maneira sociológica. segundo o pensador deve-se considerar os sistemas educacionais que existem, toma-los e aprender sobre eles. faz-se importante a existência de uma relação entre crianças jovens e adultos e que também haja ações entre eles. Pois cada sociedade tem sua particularidade na maneira de estabelecer seus costumes e hábitos, assim como na educação.
A educação não é, pois, para a sociedade, senão o, meio pelo qual ele prepara no intimo das crianças, as condições essenciais da própria existência.(...) A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social: tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo numero de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente, se destine.
(Fonte: http://durkheimpedagogia.blogspot.com.br/)
A educação como "bem social" se vincula a ideia de uma sociedade como um meio e com isso nos leva a compreensão de condicionamento ao sistema educacional. Os valores da coletividade são passados por meio do sistema de educação, correspondendo com suas exigências e expectativas de serem transmitidos para posteridade. A estrutura do sistema educacional, corresponde a estrutura da sociedade, na qual tem como objetivo integrar os membros individuais da sociedade a sua coletividade, fazendo-os