visão de educação para durkheim e marx
CAMPUS ANGICAL
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA
PROF. MSC. ANTONIO FRANCISCO RAMOS
visão de educação para durkheim e marx
ADRIANO CARVALHO DE ABREU
ANGICAL, PI 24/11/2014 A educação não é temática dominante na obra de Karl Marx. Neste campo, tal como em muitos outros, o enquadramento faz-se em relação ao seu desenvolvimento no processo histórico das sociedades: a concepção marxista de educação tem também por base o materialismo histórico.
A educação é uma forma de socialização, de integração dos indivíduos numa sociedade sem classes, no contexto do materialismo histórico.
No segundo capítulo dotexto, intitulado Proletários e Comunistas Marx defende que uma das medidas “inevitáveis como meios de revolucionamento de todo o mundo” é a “Educação pública e gratuita de todas as crianças”.
Marx defende que uma das medidas “inevitáveis como meios de revolucionamento de todo o mundo” é a “Educação pública e gratuita de todas as crianças”.
Durkheim interessou-se desde cedo pela educação enquanto objeto de estudo sociológico; pelo carácter social-histórico do fenômeno educativo; pelos métodos de educação de cada sociedade em determi-nado período histórico; pela forma como uma sociedade disciplina e integra através da educação; pela forma como favorece a realização dos seus membros. Foi o primeiro autor clássico a afirmar a educação como processo social, como fenômeno social, capaz de ser descrito, analisado explicado sociologicamente (Sebastião,2009: 23), como “função essencialmentesocial” (Durkheim, 2009: 61), como “coisa eminentemente social” (Durkheim, 2009:94). Este clássico da pedagogia francesa,teórico fundador da sociologia da educação,considera que os fins da educação devem serdeterminados pela sociologia. A sua teoria define a educação como ‘bem’ social.