041932351287
1358 palavras
6 páginas
Sociologia Trabalho de síntese: Sociologia da Educação
VOLUMES DESTA COLEÇÃO
1 – Projeto educativo para uma educação libertadora Luis A. A. Pierr
2 – Conselhos de classes participativos Elias Nunes Gonzales
3 – Um processo dinâmico e democrático na escola Elias Nunes Gonzales e outros
4 – Sociologia da educação Paulo Meksenas
MAX WEBER E A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO CARLOS EDUARDO SELL¹
Resumo
Este artigo destaca a contribuição do sociólogo Max Weber para os estudos educacionais, destacando sua tipologia das formas de educação(educação carismática, especializada e humanística) e sua visão da evolução histórica das formas de educação, caracterizada como um progressivo processo de racionalização, na qual a educação assume cada vez mais um aspecto técnico.
Palavras--chave:
Max Weber, sociologia da educação, tipologia das formas de educação, racionalização social.
¹Mestre em sociologia política. Doutorando em sociologia política (UFSC).
Professor do curso de pedagogia da FEBE (Fundação Educacional de Brusque) e do mestrado profissionalizante de gestão em políticas públicas da
Univali. E-mail: carlos@febe.edu.br
Nascido na Alemanha, Marx se aprofundou em estudar o trabalho, a economia e a politica. Ele focou em entender como funcionavam as relações do modo de produção das mercadorias, ao analisar isso ele percebeu a desigualdade no capitalismo, em que os trabalhadores trabalhavam mais do que recebiam.
Enquanto um lado saia lucrando com o trabalho pesado da classe baixa, a classe alta vivia em plenos luxos, para ser mais exato uma total exploração. E para tentar concertar isso Marx propôs um acordo para tornar mais justo para ambos os lados, sem distinções, com novas relações. Mas para isso era necessário que a classe dos trabalhadores se organizasse, lutando por direito de igualdade no trabalho.
Com isso Marx elaborou teorias do desenvolver das sociedades, em seus convívios