Detalhes naturais
XVII Prêmio Expocom 2010 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação
Detalhes Naturais1
Rafaela BERNARDAZZI2
Adriano Charles CRUZ3
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
RESUMO
O ensaio fotográfico apresentado busca captar, através do contraste dos elementos contidos na fotografia, aspectos naturais de dois estados brasileiros, Rio de Janeiro e Rio Grande do
Norte, usando como forma de registro digital do material visual a ser estudado. Expondo uma forma própria de visualizar os objetos em destaque, sem a presença direta do homem na fotografia e trabalhando a estética das cores para gerar um produto a ser interpretado pelo público observador.
PALAVRAS-CHAVE: contraste; cor; detalhe; natureza.
INTRODUÇÃO
“Todas as artes são baseadas na presença do homem; apenas na fotografia usufruímos sua ausência”
André Bazin
Em busca da observação da natureza ainda sem alteração significativa do homem, o presente ensaio fotográfico, realizado em dois estados – Rio de Janeiro e Rio Grande do
Norte –, fundamenta-se no estudo do contraste dos elementos que formam a cena.
Propõe-se aqui uma ressalva ao fato de que, não obstante a atenção do sujeito observador da fotografia esteja, focado apenas no objeto de interesse do fotógrafo, convém lembrar que, por vezes, o detalhe é que faz o ambiente, e o ponto focal surgirá a partir do que o fotógrafo pretende dizer ao registrar a imagem.
Escolhendo apenas um objeto, intentou-se exibir o todo, buscando demonstrar como a parte do todo se evidencia tão importante quanto o resto. O uso do detalhe forma o conceito das dez fotos selecionadas para refletir o olhar do fotógrafo e levar o observador do produto final a interpreta-lo.
1
Trabalho submetido ao XVII Prêmio Expocom 2010, na Categoria Produção Editorial e Transdisciplinar em
Comunicação, modalidade Ensaio Fotográfico.
2
Aluno líder do grupo e