trabalho de gps
Sistema de Posicionamento Global (GPS) foi originalmente planejado para aplicações militares, pelo departamento de defesa dos Estados Unidos da America mas nos anos oitenta, o governo fez o sistema disponível para uso civil.
O sistema é constituído de três partes sendo:
•
•
•
Espacial
Controle
Receptor- Utilizador
Trata-se de um sistema de radionavegação baseado em uma rede de 24 satélites de GPS colocada em órbita pelo Departamento Norte-Americano de Defesa, que circunda o globo terrestre a aproximadamente 19.300 quilômetros, completando duas rotações completas a cada dia. As órbitas são dispostas de modo que a qualquer hora do dia, em qualquer lugar na Terra, haja pelo menos quatro satélites "visíveis" no céu, enviando informações que permite a qualquer usuário saber a sua localização, velocidade e tempo, 24 horas por dia, sob quaisquer condições atmosféricas e em qualquer ponto do globo terrestre.
Figura 1 - Concepção artística da constelação de satélites GPS
A função de um receptor GPS é localizar 4 ou mais desses satélites, determinar a distância para cada um, e de posse dessa informação deduzir sua própria posição, através da intersecção de 3 circunferências cujos raios são as distancias medidas entre o receptor e os satélites, essa operação é baseada em um princípio matemático simples chamado triangulação.
Figura 2 - Raios virtuais entre as circunferências
Os satélites transmitem sinais de rádio ( onda digital ) de alta freqüência e baixa potência. Esses códigos são tão complicados que mais parecem ser um ruído pseudoaleatório (PRN-Pseudo-Random Noise), mas de facto eles tem uma sequência lógica. O receptor foi preparado de modo a que somente decifre esses códigos e mais nenhum, deste modo ele está imune a interferências geradas quer por fontes radio naturais ou fontes radio intencionais, será esta uma das razões para a complexidade dos códigos, sendo utilizados dois códigos mas os