estudo de caso OTP
1. Descrição do caso:
Aluno agride professora em colégio de Santos (SP)
Devido a uma discordância por causa da nota de um trabalho, um aluno de 15 anos e uma professora de Inglês protagonizaram uma briga dentro da sala de aula, a confusão aconteceu no último dia 13 de setembro de 2013 em uma classe do 1º ano do ensino médio do colégio Santa Cecília, em Santos (72 km de São Paulo). Ambos trocaram agressões e um dos alunos gravou o incidente. Na noite da última quinta-feira (20), um vídeo do fato foi divulgado por volta das 23 horas em um grupo fechado na internet formado por alunos do colégio. Antes, outro vídeo também havia sido publicado na internet, mas foi apagado.
Na gravação, o aluno aparece sentado, se levanta, caminha até a professora para questionar a nota e uma discussão é iniciada. Momentos depois, ele pega o diário de classe da professora e começa a apagar as notas. A professora tenta recuperar o diário e os dois caem no chão em uma briga. A confusão é separada por um aluno e um inspetor de alunos da escola.
O aluno admite que errou ao pegar o diário de classe e apagar as notas dos trabalhos, mas alega ter sido agredido pela professora. Nas cenas, ele fica descontrolado e precisa ser contido pelos colegas. O advogado da família diz que "o aluno está abalado e que estão sendo estudadas possibilidades de entrar com processo judicial contra a professora e contra a escola". A professora não quis comentar o caso.
Por meio de nota, a direção do colégio afirmou ter tomado todas as medidas cabíveis, além de encaminhar ao conselho de classe e demais departamentos todas as provas, garantindo, em todas as etapas, a apuração das condutas e o direito de defesa aos envolvidos.
Na nota, a direção ainda afirma lamentar profundamente o ocorrido, onde afirma ser "um fato isolado, que de maneira nenhuma reflete o comportamento e a postura de sadia convivência no ambiente escolar de seus alunos. Desta forma, o Colégio Santa Cecília respondeu que,