Medidores Eletricos
Necessitamos de medidores em basicamente todas as aplicações práticas da física, a eletricidade não fica pra trás. Ao fazer uma instalar ou fazer reparos em uma rede elétrica ou dispositivos eletrônicos, eletricistas, técnicos ou engenheiros costumam utilizar aparelhos que permitem a medida de intensidade da corrente elétrica da tensão ou da resistência em um circuito. Exemplo desses medidores são: Amperímetro, e voltímetro.
Amperímetro:
Como podemos perceber pelo nome, o amperímetro é um aparelho utilizado para medir a intensidade de correntes elétricas.
Representação:
Se a intenção é medir a corrente que passa por um ramo de um circuito, devemos fazer com que essa mesma corrente atravesse o aparelho. Assim, o amperímetro deve ser associado em série com o ramo a ser medido, pois dispositivos associados em série são percorridos pela mesma corrente elétrica.
A figura abaixo mostra um amperímetro associado em série com um dos ramos do circuito. Ele medirá a intensidade da corrente I1. Se desejarmos medir a corrente I2, devemos associar o amperímetro em série com o resistor R2.
Evidentemente, se o amperímetro possuir uma resistência significativa, a corrente que passa pelo ramo do resistor R1 será alterada e a medição não nos mostrará como o circuito funciona em condições normais (sem o amperímetro). Da mesma forma que não subimos em uma balança portando uma mochila, ao medir a intensidade da corrente que atravessa um circuito não devemos alterar sua resistência equivalente. Assim, a resistência interna de um amperímetro ideal deve ser nula. Um galvanômetro ideal associado em série com um circuito constitui um amperímetro ideal.
Amperímetros Reais
Os amperímetros reais, por possuírem condutores reais, que oferecem resistência à passagem da corrente elétrica, apresentam resistência interna diferente de zero (igual à resistência do galvanômetro). Para que um amperímetro real se aproxime de um ideal, devemos procurar diminuir ao