dureza
CURSOS DE ENGENHARIA
Coordenação do Curso de Engenharia Mecânica
PROCEDIMENTO PRÁTICA DE ENSAIOS
Disciplina: Ensaio dos Materiais
Código: EM25MC
Sala : J007
Profª Maria Nalu Verona
Prática:
Ensaio de Dureza
Objetivo:
Realizar experimentalmente ensaios de dureza no Laboratório com intuito de aprender as técnicas envolvidas nos mesmos.
Caracterizar a propriedade de resistência à indentação de diferentes tipos de materiais.
Materiais:
Durômetro
Lupa graduada
Amostras de materiais
Normas de segurança:
Seguir os procedimentos de segurança do Laboratório de Materiais
Introdução:
O ensaio de dureza é um tipo de ensaio destrutivo, que nada mais é que determinar a resistência de penetração de um material em outro, deixando uma marca permanente no material analisado, esta marca é executada em penetradores padronizados, que são pressionado em outro material, com pré-cargas para executar a marcas de deformação plástica e em seguida elástica. Cada material apresenta uma força de ligação entre as moléculas, que são chamadas de forças de Van der Waals, estas forças caracterizam a dureza do material.
Esta pratica de dureza tem como objetivo determinar a dureza de materiais, e colocar em pratica nosso embasamento teórico com relação ao assunto teórico, e também mostrar como é feito os ensaio de dureza Rockweel e Brinell.
Pesquisa Bibliografia:
Dureza Rockwell.
Dureza consiste em uma medida da resistência de um material a uma deformação plástica localizada. Os primeiros ensaios de dureza foram baseados em minerais naturais, com uma escala construída unicamente em função da habilidade de uma material riscar outro material mais mole. Os ensaio de dureza são realizados mais freqüentes do que qualquer outro ensaio mecânico pelas razões de ser mais simples e barato e outras propriedades podem ser estimadas a partir dos dados de dureza do material como o de resistência a tração.
Ensaios