Dureza
Enviado por:
Robson Garcia | comentários
Arquivado na Unip - SP
Download
Tweet denunciarrow RELATÓRIO SOBRE ENSAIOS DE DUREZA ROCKWELL
• OBJETIVO
O relatório tem como objetivo passar o conhecimento e demonstrar a importância na mecânica sobre o ensaio de dureza nos materiais, utilizando o método Rockwell.
• INTRODUÇÃO
2.1) Dureza
A dureza consiste numa medida da resistência de um material a uma deformação plástica localizada. Para determinar a dureza, há várias técnicas sendo que nestas técnicas um pequeno penetrador é forçado contra uma superfície do material a ser testado. A partir desse resultado, mede-se a profundidade ou o tamanho da impressão relacionando a um número, índice de dureza. Assim, quanto mais macio for o material, maior e mais profunda será a impressão e menor será o índice.
Os valores da dureza são relativos, dependendo, assim, do tipo de técnica utilizada. Os ensaios de dureza são realizados freqüentemente, porque são simples e baratos, não destrutivos (o corpo de prova não é fraturado e nem deformado drasticamente) e permitem determinar outras propriedades do material.
Ensaio de Dureza na mecânica é, portanto a impressão de uma pequena marca feita na superfície do material, com a ajuda de uma ponte de penetração, que pode ser uma esfera de aço ou uma ponta de diamante. A dureza do material (metal) é diretamente relacionada a marca deixada nesta superfície e esta relacionada com a característica da marca e da carga aplicada. Simbolicamente mencionando, em um ensaio de dureza simples, quanto menor for a marca, maior será a dureza do material para uma mesma carga e vice versa. Interesse do conhecimento da dureza (exemplos):
1. Conhecimento da resistência ao desgaste;
2. Conhecimento aproximado da resistência mecânica através do uso de tabelas de correlação;
3. Controle de qualidade de tratamentos térmicos;
4. Controle de qualidade em processos de conformação plástica e em processos de ligação.