estrategia corporativa
A estratégia corporativa constitui-se da definição do mercado em que a empresa irá atuar, como enuncia Ellen E. Chaffee em “Três modelos de estratégia”. É organizada em termos do portfólio de negócios da organização e procura responder à questão: Em qual negócio ou conjunto de negócio devemos participar? Isso leva a decisões que coordenem as receitas e os fluxos de recursos através do portfólio corporativo. Essas decisões são relacionadas à adição de novos negócios; ao modo de entrar em novos negócios; à eliminação de negócios existentes; ao modo de saída desses negócios; e á gestão efetiva e manutenção dos negócios da organização (atribuição da missão, relação com stakeholders, alocação de recursos, entre outros).estratégia corporativa tem enfatizado basicamente três grupos de questões: 1) Por que algumas firmas são altamente especializadas enquanto outras atingem um amplo leque de produtos, mercados e atividades? 2) Qual a relação entre foco e desempenho? e 3) O que é possível afirmar a respeito da gestão de firmas multinegócios (multibusiness) em termos de estrutura, sistemas de gestão e liderança?
Formação profissional
Missão
Empresarial
Empresarial: estratégico está relacionado ás ideias e suas inter-relações e contempla intenções, proposições, lógica interna, mútuas influências, articulações, eventuais discrepâncias ou incongruências das estratégias concebidas, caracterizando, portanto, o aspecto mais racional da estratégia. O processo estratégico, por sua vez, refere-se à dinâmica envolvida na elaboração e implementação, configurando um aspecto mais relacionado à dimensão intersubjetiva da estratégia.
Visão
estratégias funcionais são compostas pelo conjunto de programas de ação adotados em diversas áreas para a obtenção dos resultados esperados pela empresa, para o desenvolvimento de competências únicas ou, ainda, para anular as capacidades dos competidores, segundo os já cidatos Hax e Majluf. As estratégias