Dualidade
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
SOLUÇÕES PARA O CRESCIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO
ILHÉUS-BAHIA
2013
1 INTRODUÇÃO
A economia brasileira tem andado de lado ao longo do tempo e com os diferentes governos, perdendo a visão do desenvolvimento econômico como projeto hegemônico permanente.
Em todo o ano de 2012, o superávit da balança comercial brasileira apresentou o menor saldo positivo em dez anos, registrando queda de 34,7% em relação ao ano anterior. Os maiores problemas que o Brasil enfrenta são: alavancar os investimentos, reanimar a indústria, incrementar a infraestrutura sem afetar o emprego e impedir a contaminação da crise internacional. Problemas que o Brasil continua a enfrentar durante todo o ano de 2013.
A crise financeira internacional gerou uma queda no comércio mundial. No Brasil, a crise também se fez notar, mas de forma mais atenuada. As operações financeiras brasileiras tem maior força nas fronteiras nacionais, reduzindo o grau de exposição dos bancos brasileiros. Mas os reflexos, mesmo que modestos, se fazem refletir, principalmente, nas regiões periféricas, além dos mercados externos.
O comércio exterior no Brasil corresponde por menos de 20% do PIB brasileiro, com a crise financeira mundial, o mercado para importações para o Brasil ficaram menores. Uma solução seria buscar novos parceiros comerciais, mas a escassez de crédito vem limitando a economia mundial, principalmente do Brasil, pois é mais difícil conseguir capital, ficando mais cara. Além disso, as importações podem fica mais caras e consequentemente a inflação pode aumentar.
Dificilmente se pode esperar, em curto e médio prazos, o benefício de reformas político-institucionais macroeconômicas que encontrem soluções para esses pontos e que estimule o crescimento econômico e viabilize as transações internacionais como instrumento da sustentação do crescimento e não fator