guerra do contestado
Jean Guerreiro de Paula
Professora Eloisa B. Klein
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (HID0272) - Prática do Módulo V
06/06/2014
RESUMO
Esta pesquisa tem como objetivo estudar e compreender duas revoltas ocorridas no Brasil entre os anos de 1889 – 1930 período da república velha, as revoltas de Canudos 1896 -1897 e do Contestado 1912 - 1916 . Tais revoltas aconteceram no período da primeira república do Brasil. A fim de entendimento desta temática se fez o uso de uma metodologia reflexiva e comparativa dos fatos ocorridos naquele período da história do Brasil.
Palavras-chave: República velha do Brasil, Revoltas Messiânicas, Canudos e Contestado. 1 INTRODUÇÂO
Esta pesquisa é um estudo de movimentos sociais que aconteceram no campo, ou seja, numa região rural, conflitos que aconteceram no início da primeira república 1889 - 1930, também conhecida como república velha.
A ideia de república no Brasil era a consolidação do progresso, da modernidade, sendo que para os republicanos modernizar o país significava urbanizá-lo. No entanto a ideia de Brasil moderno, muitas vezes, representava a exclusão de muitos brasileiros, incluindo pessoas que viviam no campo e nos sertões. Esta parcela da sociedade era desprezada pelas autoridades brasileiras e não era considerada a religiosidade afro-brasileira, as tradições culturais daquele povo.
Desde o período imperial o Brasil sofreu com questões sociais; decorrente de uma política defasada e desorganizada. Isso não foi diferente no inicio da república, tais fatores foram relevantes para desencadear conflitos armados como a revolta de Canudos, no sertão da Bahia, e a guerra do Contestado entre os atuais estados de Santa Catarina e Paraná. Estes conflitos mostram que o povo brasileiro não foi tão pacifico, tão conformado, com as situações impostas pelos governantes. 2 DESENVOLVIMENTO
A primeira República, iniciada em