Dta's e higienização dos alimentos
ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA
CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: POLÍTICAS GERAIS
TURMA: NUT3NA
PROFESSORA: BRUNA
Relatório referente à Dta’s e Higienização dos alimentos.
Carla Alessandra Negri de Souza
Ildilena Lopes de Souza
Jéssica Campos
Karlana Monteiro
Katielen Machado
Belém/PA
2012
INTRODUÇÃO
O trabalho tem como objetivo, mostrar quais são as causas que facilitam para que um alimento seja contaminado, os cuidados que devemos ter na sua manipulação, os sintomas ocasionados por DTAS, e o que deve ser feito para conscientizar os consumidores e manipuladores a oferecer e consumir alimentos adequados.
DESENVOLVIMENTO
As doenças transmitidas por alimentos são atribuídas á ingestão de alimentos ou água contaminados por bactérias, vírus, parasitas, toxinas, produtos químicos agrotóxicos e metais pesados em quantidades que afetam a saúde do consumidor. Existem mais de 250 tipos de DTA, algumas delas, por exemplo: cólera, febre tifóide e botulismo.
DTA é um termo genérico aplicado a uma síndrome, geralmente constituído de falta de apetite, náuseas, vômitos, diarréia acompanhada ou não de febre em diferentes órgãos e sistemas, fígado (Hepatite, a terminações nervosas periféricas (Botulismo), má formação congênita devida toxoplasmose).
Os modos de transmissão das DTA são ocasionados pela ingestão de alimentos e aguá contaminados, pode ocorrer em toda cadeia alimentar. Os surtos de DTA são observados quando ocorrem episódios em que 2 ou mais pessoas apresentam doenças semelhantes após ingerirem alimentos ou água da mesma origem(OPAS)
Nas últimas décadas tem se observado um aumento das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) relacionadas a