Sistema orçamentário de vendas
A evolução das atividades econômicas nos últimos anos, notadamente na última década, com manifesto aumento na concorrência em todos os setores, teve, entre outras consequências, a intensificação da disputa entre as empresas, com a consequente busca pela excelência, visando manter a competitividade, alçada à condição de fator de sobrevivência. Aliás, parece que a administração da maioria das empresas não se apercebeu dessas tendências e vem sofrendo os efeitos. Existe atualmente no Brasil grande mortalidade de empresas com o tempo de funcionamento. Uma das principais causas da mortalidade das empresas é a deficiência no planejamento dos negócios, pode-se considerar que a missão e os objetivos econômicos estão diretamente relacionados com a sobrevivência das empresas no atual ambiente competitivo.
O orçamento é uma ferramenta muito utilizadas por grandes, médias e até mesmo pequenas empresas que objetivam melhores resultados e ao mesmo tempo para não sofrerem com imprevistos, e estarem sempre prontos para enfrentar uma crise ou crescer de forma sustentada.
O orçamento é muito antigo, desde os primórdios o homem sempre teve a necessidade de armazenar comida no inverno e para isso foi preciso desenvolver as primeiras práticas orçamentárias. Com um bom planejamento consegue-se ter dimensões de vendas, gastos, compras e necessidade de caixa de três anos á frente ou mais.
Diante desse contexto, este trabalho tem por finalidade apresentar num primeiro momento o que é o orçamento, a começar pela elaboração de um plano de vendas. Em geral as empresas procuram planejar e controlar suas atividades operacionais através de técnica orçamentária, as tarefas são formalizadas e sistematizadas para ser executadas normalmente durante o processo de implantação.
Este trabalho não pretende estender a discussão sobre o orçamento como um todo, mas abordar especificamente a questão do orçamento de vendas, essa etapa é importante, porque dela dependem as necessidades