biologia
Sistema de informações: é a combinação de um conjunto de dados sobre os quais de aplica determinada rotina de trabalho, manual e/ou com a utilização dos recursos computacionais, para a obtenção de informação de saídas.
Dado: é qualquer elementos identificado em sua forma bruta que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Ex: quantidade de produção, custo de matéria-prima e número de empregados.
Informação: é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões. Ex: a informação seria o resultado da análise desses dados, como a capacidade de produção, custo de venda de produtos e a produtividade do funcionário.
Existem 3 níveis de sistemas: estratégico: sistemas de informação executiva, tático ou gerencial: sistema de informações gerenciais e operacional: sistema de apoio a transações.
Sistema de informações operacionais ou sistema de apoio a operações (SIO): constituem sistemas de processamento de transações que ocorrem em paralelo aos fluxos físicos e acompanham o dia-a-dia das operações de determinada empresa. Características: são estruturados quanto as suas descrições, são padronizados e repetitivos quanto o seu funcionamento, mantem garantia na exatidão dos dados, tem relativa falta de flexibilidade na geração de informações, são baseados normalmente em dados internos da organização, geram relatórios de controle operacional e, em alguns casos, até gerencial. Finalidade: proporcionar a automação das atividades operacionais, assim como tratar a base de dados e fornecer informações para os sistemas de nível tático ou gerencial. Ex: sistemas de faturamento, estoques, compras, contas a receber e a pagar, folha de pgto, custos, contabilidade.
Sistemas de informações gerenciais (SIG): suportam as atividades gerenciais, objetiva fornecer subsídios às diversas áreas funcionais da organização, suportando as decisões gerenciais na identificação e correção de problemas de competência