gestão empresarial
O orçamento empresarial pode ser definido como um instrumento financeiro que contém um planejamento de expectativas futuras, baseadas em históricos anteriores de um determinado exercício de uma empresa. A forma mais comum de apresentação do orçamento é anualmente, porém com distribuição de igual valor para cada um dos 12 (doze) meses do ano.
O orçamento envolve todo o planejamento estratégico financeiro, porém devemos ressaltar que este planejamento é feito em separado da contabilidade da empresa, de acordo com Tung (1994) orçamento pode ser definido genericamente como sendo a apresentação dos resultados antecipados de um plano, projeto ou estratégia.
“Orçamento é um meio de coordenar os esforços individuais num plano de ação que se baseia em dados de desempenhos anteriores e guiados por julgamento racionais dos fatores que influenciarão o rumo dos negócios no futuro.” (MATZ, CURRY & FRANK , 1967)
Devemos compreender que o orçamento empresarial é a parte mais importante do processo de planejamento de uma empresa, seja para um projeto menor e específico, como no planejamento anual dos resultados de uma empresa. Considerando-se as inúmeras variações que podem influenciar nos resultados de um orçamento, na administração de empresas pode-se optar pela implantação de orçamentos gradativos, estabelecendo inicialmente apenas uma atividade em que se tenham elementos mais rigorosos de controle. O orçamento como um todo deve ser um plano de fácil entendimento que leve em consideração, todos os aspectos do funcionamento de uma empresa. Para que o plano orçamentário tenha sucesso, é importante resaltar que o orçamento não é um instrumento dotado de um fisionomia passiva, pois deve prever mudanças ao longo do caminho.
O orçamento provém de um plano elaborado pela administração da empresa, que espera alcançar determinados resultados e para que isso ocorra, faz previsões sobre o que vai ocorrer quanto o plano for adotado. Se a administração