BALANCED SCORECARD

2126 palavras 9 páginas
Introdução

O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão criada na década de 90 por dois americanos chamados Robert S. Kaplan e David P. Norton.
O BSC foi concebido inicialmente para ser um painel de indicadores através do qual seria possível aos executivos e acionistas acompanhar não apenas o desempenho financeiro da empresa, mas também outros indicadores como percepção de valor gerado aos clientes, desempenho de processos operacionais e o crescimento intelectual e motivacional de seus recursos humanos. O que ficou claro com tempo, porém, é que ele poderia ir muito além disso, transformando-o em um potente recurso para alinhamento tático às diretrizes estratégicas. Dessa forma, o BSC é uma forma para se organizar um determinado conjunto de objetivos em uma cadeia de geração de valor.

Modelo BSC

Para que uma organização atinja seus objetivos, não basta apenas desenvolver uma missão, uma visão, objetivos e metas a serem atingidas, é preciso verificar a coerência desses fatores com o ambiente em que a empresa está inserida.
Para que isso ocorra é necessário que os gestores tenham o cuidado de analisar, acompanhar e avaliar os resultados e desempenhos, além de corrigir se necessário cada processo estabelecido para que se possa atingir o estabelecido no planejamento da empresa.
Na década de 90, David Norton, professor da Havard Business School 1 e principalexecutivo da Nolan Norton 2 nos Estados Unidos, juntamente com seu consultor acadêmico Robert Kaplan, começaram a acompanhar métodos de mensuração de desempenho em empresas norte-americanas que continham inovadores sistemas de avaliação de desempenho. Diante da aglomeração de sistemas de avaliação de desempenho encontrados nas empresas examinadas, Kaplan e Norton desenvolveram um sistema de avaliação de desempenho baseado em quatro perspectivas distintas:financeira, do cliente, dos processos de negócios e do aprendizado. Método esse denominado Balanced Scorecard (BSC), que permite elaborar um

Relacionados