Higienização de Mãos
Introdução
página 4
Objetivo
página 6
Desenvolvimento
página 7
Conclusão
página 11
Referências
página 12
INTRODUÇÃO
As doenças transmitidas por alimentos (DTA) são causadas por organismos e microorganismos patogênicos. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). A maior ocorrência destes casos é devido a manipulação incorreta de alimentos pelos manipuladores, aumentando cada vez mais o numero de infecções por DTA's. Muitos destes microorganismos são parasitas potencialmente perigosos, e entre eles estão os vírus, bactérias, helmintos, protozoários e fungos.
Os parasitas são organismos que competem por nutrientes com o organismo do hospedeiro, podendo causar diversos sintomas, deficiências e doenças, como náuseas, febre, diarréia, apendicite, colite invasiva, anemia... E em crianças e idosos as consequências podem ser mais severas, incluindo o óbito.
A contaminação dos alimentos ocorre por diversos fatores, sendo o principal a higienização incorreta do manipulador. Ela acontece também quando se tem a contaminação das máquinas, mau conduta na cozinha, armazenamento e ambiente inadequados, e etc. Quando a carga microbiana é alta, as alterações causadas pelos microorganismos são visíveis a olho nu, caracterizando-se por mudanças na cor e na viscosidade do alimento.
Devido ao alto risco de infecção, a ANVISA criou uma
Resolução-RDC
ANVISA numero 216/04, onde boas praticas do serviço de alimentação são estabelecidas. Entre elas, conduta pessoal na cozinha, higiene pessoal, higienização de mãos, vestimenta correta, entre outras resoluções relativas a ambiente de trabalho, arquitetura da cozinha e etc.
A higienização de mãos é a medida individual mais simples e que causa menos despesas visando a diminuição da propagação de infecções. Recentemente o termo lavagem de mãos, devido ao aumento de abrangência deste processo, mudou para higienização das mãos, já que este é o principal veiculo de