sistema de proteção residencial
Um sistema de proteção protege o sistema elétrico de falhas que podem ocorrer internamente ou externamente a este. Tecnicamente, o sistema de proteção é composto por um conjunto de relés de diferentes tipos, ou dependendo do caso, do mesmo tipo. Porém, para efeito de estudo, entende-se como sistema de proteção o conjunto formado por disjuntores, transdutores e relés.
Segundo o Departamento de Engenharia Elétrica da USP, um sistema de proteção protege o sistema elétrico de falhas que podem ocorrer internamente ou externamente.
Também os autores Cervelin e Cavalin (2008), explicam que umsistema de aterramento significa colocar instalações de estruturas metálicas e equipamentos elétricos em um mesmo potencial, ou estabelecer um referencial de modo que a diferença de potencial entre a terra e o equipamento seja zero. A importância de fazer um bom aterramento de um sistema elétrico é para evitar que as pessoas ao entrarem em contato com as máquinas, equipamentos e estruturas, recebam descargas elétricas sobre elas.
PROBLEMA
Na reforma de uma residência foram detectadas irregularidades no seu sistema de proteção, aterramento e dimensionamento de protetores, colocando em risco a segurança de toda a instalação elétrica, podendo não suportar uma alta tensão elétrica ou um curto circuito. O sistema de proteção desta residência está apto a suportar um curto circuito ou uma descarga elétrica?
JUSTIFICATIVA
Instalações elétricas mal dimensionadas e com conexões ruins estão entre as principais causas de incêndio no Brasil. Segundo estatísticas do Corpo de Bombeiros, apontam que 20% das vítimas desses acidentes são fatais. O risco se eleva quando a instalação elétrica é feita em desacordo às normas vigentes no país, sem nenhum planejamento, com materiais de baixa qualidade e por profissionais não qualificados. O sistema de proteção bem dimensionado evita acidentes, curtos circuitos e proporciona mais segurança e economia