OS ESPAÇOS SÓCIO-OCUPACIONAIS DO SERVIÇO SOCIAL: AREAS DE ATUAÇÃO PARA O PROFISSIONAL
O presente trabalho tem como tema “Os espaços Sócio Ocupacionais do Serviço Social: Áreas de Atuação para o Profissional” e se propõe a mostrar a importância do Assistente social nas Organizações não Governamentais.
O serviço social surgiu no Brasil no ano de 1936. Em seus primórdios, ganhou apoio da igreja católica como forma de caridade aos marginalizados, mas naquele momento a preocupação do clero não era prestar assistência da forma correta e sim justificar a bondade dos religiosos. Após alguns avanços, surgem formas mais eficazes de atender à camada prejudicada da sociedade. Era necessário, porém, um subsídio que o poder público não estava disposto a fornecer. Decidiu-se, então, deixar tal responsabilidade para as instituições particulares, das quais não seria cobrado um serviço de excelência, já que prestavam auxílio aos necessitados.
O serviço social é uma profissão que visa conduzir os indivíduos aos seus direitos. Em um passado recente, o trabalho do assistente social era comparado à caridade, mas, na realidade, seu grande objetivo era proporcionar qualidade à vida do cidadão. Em outras palavras, sua missão era garantir que o cidadão tivesse acesso aos serviços a que, por lei, ele tem direito. Por sua vez, o assistente social pode trabalhar em diversas áreas como saúde, empresas privadas, Organizações não Governamentais (ONG’s) e outras.
As ONG’s são grupos criados com o propósito de ajudar a sociedade em diversas áreas, prestando serviços que vão desde qualificação profissional até orientação psicológica. O Brasil é um país que possui uma diversidade de problemas sociais, portanto as ONGs criadas também são bastante diversas. Um dos papeis de uma
ONG é auxiliar na redução destes problemas existentes.
Os profissionais formados em serviço social buscam lutar pelos direitos do cidadão e devem ser dotados de flexibilidade, profissionalismo e visão crítica de todos os fatos. Desta forma estarão preparados ao se depararem com