previdencia
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
2.1 A profissão do Assistente Social 4
2.2 Aparato Jurídico-Político concernente ao espaço sócio-ocupacional 6
2.3 Na área da assistência 6
2.4 Na área da saúde 6
2.5 Na previdência social 7
2.6 Na área da educação 7
2.7 A ação fiscalizadora dos conselhos 8
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
O espaço profissional é um produto histórico que não consolida socialmente, suas demandas se abrem historicamente no curso da realidade. O trabalho profissional é resultante da história e dos agentes a que ela se dedica, pois a correlação de forças e grupos sociais cria em várias conjunturas limites e possibilidades que o profissional pode se mover.
O fato de o serviço social ser regulamentado como uma profissão liberal, embora em choque com a sua prática efetiva, depende de uma relação contratual de trabalho com as entidades empregadoras, que atribui ao profissional certas prerrogativas, como o respeito a um código de ética, que lhe preservam certo poder de barganha diante das instituições, na defesa de suas próprias iniciativas.
O Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão sócio- técnica do trabalho capitalista. Exerce, portanto, seu fazer profissional no contexto da contradição e luta das classes fundamentais; burguesia e proletariados.
O assistente social ao atuar na intermediação entre as demandas da população usuária e o acesso aos serviços sociais, coloca-se na linha de interseção das esferas públicas e privadas, como um dos agentes pelo qual o Estado intervém no espaço domestica dos conflitos presentes no cotidiano das relações sociais.
DESENVOLVIMENTO
A PROFISSÃO DO ASSISTENTE SOCIAL
Considerando a profissão do Assistente Social e suas diversas atuações, podemos fazer referência a todo contexto histórico, os desafios e conquistas no decorrer desse processo social.
O surgimento do Serviço Social se dá por volta da metade do século XX, mais precisamente em meados de 1930. A