História da Educação
É notório que a educação passou por diversas transformações ao longo do tempo, seja no caráter físico/estrutural da escola ou no seu aspecto educacional. Dentre algumas mudanças podemos destacar: a escola e o aluno no espaço e no tempo, a metodologia de ensino, a relação com o conhecimento e com o professor/aluno, em fim a profissão docente nos dias atuais.
A história da Educação permite uma viagem no tempo não somente em conhecer ou retratar a educação e a escola no passado, mas também de relembrar de como foi a sua, surgindo assim automaticamente à comparação em relação ao tempo.
No que se refere ao espaço escolar, deverá conter toda uma estrutura, pois será a partir dele que serão desenvolvidas todas as atividades educacionais, desta forma é necessário ser um ambiente de possibilidades e limites. É neste espaço que será vivenciado toda experiência, seja educacional ou emocional do aluno.
E no tange a característica no tempo, através do artigo “O lugar da História na formação do professor”, entende-se que as escolas eram organizadas por classes e passou por uma fase em que a Pedagogia Tradicional predominou, e mais tarde, ainda na Pedagogia Tradicional, ocorreu o desenvolvimento das ideias pedagógicas leigas, que são: o ecletismo, liberalismo e o positivismo. Depois passando por um período de predominância da Pedagogia Nova em seguida, a configuração da Concepção Pedagógica Produtivista.
[...] uma importante inovação refere-se ao desenvolvimento da pesquisa histórica que passa a orientar-se pelo problema e não pela documentação. Novos temas tem sido estudados e pesquisados na História da Educação, como: a cultura e o cotidiano escolares, a organização e o funcionamento interno das escolas, a construção do conhecimento escolar, o currículo e as disciplinas, os agentes educacionais (professore, professores, mas também, alunos e alunas), a impressa pedagógica, os livros didáticos, entre outros (LOPES e GALVÃO, 2001 p.40).