Planejamento estratégico
Identificação da Obra
CHIAVENATO, IDALBERTO. Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações/Idalberto Chiavenato. - Rio de Janeiro: Campos, 1999 – 17ª Tiragem. (p.313-320)
Autor da Publicação
Fundador e Presidente do Instituto Chiavenato, Idalberto Chiavenato é Doutor (PhD) e Mestre (MBA) em Administração pela City University of Los Angeles-CA, EUA, especialista em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, graduado em Filosofia/Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional pela USP e em Direito pela Universidade Mackenzie. É professor honorário de várias universidades do exterior e renomado palestrante ao redor do Mundo. É reconhecido autor de 39 livros abordando Administração, Recursos Humanos, Estratégia Organizacional, Comportamento Organizacional publicados no Brasil e no exterior. É conselheiro do CRA-SP e membro vitalício da Academia Brasileira de Ciências da Administração ocupando a cadeira nº 47. Recebeu dois títulos de Doutor Honoris Causa por universidades latino-americanas e a Comenda de Recursos Humanos pela ABRH-Nacional.
Síntese da publicação:
No início do século XX criou-se um modelo de organização empresarial, conhecido como: “Modelo Organizacional Tradicional”, que tinha como característica um comando centralizado, hierarquia horizontal, controle do desempenho das pessoas, cargos definidos com atribuições delimitadas e repetitivas além do modelo estático, sem que houvesse a oportunidade de qualquer mudança ou flexibilidade nos seus diversos setores. No decorrer dos anos esse modelo foi substituído por um modelo dinâmico, flexível e inovador e hoje as empresas do século XXI trabalham sob a perspectiva da informatização e da globalização.
Nesse novo contexto, as empresas tiveram que se enquadrar no “Modelo Orgânico”, no qual houve a redução dos níveis hierárquicos e a descentralização do poder, as pessoas começaram a