Dpp cap. 6
Ó MUNDO CRUEL.
6.1 INTRODUÇÃO
É comum que as pessoas se sintam incomodadas, inseguras ou ansiosas frente a um processo seletivo.
A ideia deste capítulo é ajudar o leitor a ampliar os seus conhecimentos sobre o tema.
6.2 O PROCESSO SELETIVO – SEU CURRICULO
O processo seletivo envolve um conjunto de técnicas e procedimentos que são utilizados para organizações para conhecer os candidatos postulantes a um determinado posto de trabalho e aumentar a probabilidade de êxito na escolha. Um currículo bem feito, com as informações certas no lugar adequado, é um grande passo na direção de uma impressão positiva: ele é o seu cartão de visitas.
6.3 ELABORANDO O CURRÍCULO
Tendo sido realizada o a autoanálise e as investigações sobre o mercado de trabalho potencial para sua atuação, faz-se necessário apresentar-se aos possíveis contrastes e para isso você precisará elaborar um currículo.
Currículo é um documento que relata a trajetória de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências.
CURRÍCULO CRONOLÓGICO
Apresenta a lista de empregos na ordem cronológica inversa, sendo mais utilizados por profissionais experientes.
CURRÍCULO FUNCIONAL
Este modelo dá preferência ás funções desempenhadas, e não aos empregados. O foco passa a ser as experiências relevantes vinculadas à colocação que pretende.
O currículo em papel ainda é a forma que muitas organizações usam para preencher vagas de emprego, embora cresça atualmente o numero de empresas que recorrem a programas de computador que permitem a criação de currículo por meio de preenchimento de formulários eletrônicos.
CARACTERISTICAS DE UM BOM CURRÍCULO
O currículo é um DOCUMENTO e como tal não deve conter exageros como quadros, bordas, fotos, fontes coloridas ou muita rebuscadas, enfim, não deve conter fatores que dificultem sua leitura.
6.4 ITENS QUE COMPÕEM UM CURRÍCULO
A maioria dos consultores concorda com alguns itens também chamados de campos que devem compor um