Doze homens
Resposta: Os doze homens formam um grupo, pois eles têm um objetivo em comum, que é julgar se o garoto é culpado ou inocente. E para julgá-lo, é preciso haver uma interação entre os membros. Percebe-se essa interação no diálogo que o grupo estabelece uns com os outros e nas discussões para que se chegue a alguma conclusão. E, além disso, os membros são interdependentes, pois, para dar a sentença, todos eles precisam ter a mesma opinião sobre o garoto, ou seja, para dar a resposta ao juiz, todos precisam concordar com o parecer.
2 – Existe um “setting” específico para a reunião. Como é este local?
Resposta: A reunião é realizada numa sala fechada, com um banheiro, uma mesa central e cadeiras pouco confortáveis, sem ventilação adequada. Segundo Castilho (1998), a escolha do local é muito importante para a realização de um grupo, pois o espaço e as condições físicas do ambiente podem interferir no grupo. Percebe-se claramente no filme que existem fatores físicos do ambiente que contribuíram para a irritabilidade e agressividade dos membros. Portanto, seria mais adequada uma sala mais arejada, iluminada e com boa ventilação.
Percebe-se uma situação de fuga quando um jurado começa a explicar o porquê mudou de opinião ao dizer que o réu pode ser inocente, com isso um dos membros do grupo não olha para o jurado que está falando, se levanta da cadeira e sai da sala de reunião, pois não estava se sentindo bem com a situação e com o argumento do jurado.
6 – Identifique uma situação de verticalidade e uma de horizontalidade durante a reunião.
Resposta: Segundo Rivière (1998), a verticalidade trata da história pessoal de cada integrante do grupo; e a horizontalidade trata do grupo como um todo, de elementos que caracterizam o grupo. Percebe-se a verticalidade no filme, quando um dos jurados conta sua experiência que teve com o filho, quando este perdeu uma briga, o pai disse que ele iria aprender a