Doze homens
Ator / Atriz
Personagem
Martin Balsam
Jurado nº 1 John Fiedler
Jurado nº 2 Lee J. Cobb
Jurado nº 3 E. G. Marshall
Jurado nº 4 Jack Klugman
Jurado nº 5 Ed Binns
Jurado nº 6 Jack Warden
Jurado nº 7 Henry Fonda
Jurado nº 8 Joseph Sweeney
Jurado nº 9 Ed Begley
Jurado nº 10 George Voskovec
Jurado nº 11 Robert Webber
Jurado nº 12 Rudy Bond
Juiz
James Kelly
Guarda
John Savoca
O Acusado
Direção: Sidney Lumet
Roteiro: Reginald Rose
Produção: Henry Fonda, Reginald Rose
Música Original: Kenyon Hopkins
Fotografia: Boris Kaufman
Edição: Carl Lerner
Direção de Arte: Robert Markel
Efeitos Sonoros: James A. Gleason
País: USA
Gênero: Drama, Tribunal
Ano: 1957
Duração: 96 min
Sinopse: Doze homens e uma sentença
O filme em referência se passa inteiramente no interior da sala do júri de um Tribunal americano, na cidade de Nova York.
Doze jurados para decidir se um jovem, acusado de assassinar o seu pai com uma facada no peito, é culpado ou inocente. Para o veredicto final, a votação tem que ser unânime. Só que onze deles têm a certeza de sua culpa, enquanto o outro não quer votar por culpado apenas por pensar na possibilidade do réu ser inocente, pois a lei determina para estes casos que o réu seja condenado à morte. Não tendo a clara certeza de sua culpa, algo que os outros possuem tão claramente.
Como os jurados só devem votar pela culpa do réu caso não haja nenhuma dúvida de sua acusação, e como todos os outros onze estão ansiosos para irem embora e acabarem com aquela 'chatice', o filme começa a criar os seus conflitos. Só que esse pouco caso de seus companheiros de júri acaba servindo de inspiração para que o jurado de número 8 busque cada vez mais a certeza dos outros jurados, tentando convencê-los a terem a mesma opinião que a sua, afinal, trata-se de uma vida humana que está em jogo, não uma coisa qualquer. O filme vai revelando a característica de cada um – o estilo e a história de vida, as atividades, as motivações e a