Doutoranda
Prof.ª Maria das Graças Villela Rodrigues; Dr. Manuel Domingos da Cruz Gonçalves
RESUMO: Objetivo: Promover uma atividade científica para alunos de um programa de pós-graduação médica como instrumento reflexivo de prática docente e formativa de atividades necessárias à construção de uma pesquisa em educação médica. Método: Alunos da pós-graduação em cirurgia da UFRJ, de duas turmas consecutivas, realizaram uma pesquisa, na qual entrevistaram aleatoriamente uma população de professores médicos que atuam em Faculdades de Medicina do estado do Rio de Janeiro. O estudo foi estruturado em três etapas: definição do conteúdo investigativo; realização de 150 entrevistas, mediante pesquisa de campo e discussão dos resultados. Resultados: A maioria dos professores médicos entrevistados (85%) afirma conhecer as tendências atuais da educação, mas, ao expressar o pensamento, deixam dúvidas sobre o real conhecimento do assunto. As aulas expositivas foram utilizadas por 90% dos entrevistados e os demais (10%) utilizaram outras estratégias de ensino para transmitir os conteúdos. Somente 52% dos médicos afirmaram já ter ouvido falar sobre a Resolução CNE/CES Nº. 4/2001. Conclusão: A atividade de ensino com pesquisa desafiou os estudantes como investigadores preparando-os para a pesquisa e construção de atitudes científicas necessárias na pós-graduação, auxiliando-os na solução do problema investigado.Os resultados destacam que as respostas obtidas na entrevista não foram precisas para caracterizar a dimensão real da atualização pedagógica dos professores médicos.
Descritores: Aprendizagem baseada em problemas. Atividades científicas e tecnológicas. Materiais de Ensino. Educação de pós-graduação em medicina. Docente de medicina.
INTRODUÇÃO
O processo educacional envolve um conjunto de pessoas¹ na construção de saberes²; um conjunto de ações elaboradas e respaldadas por princípios e