dimensionamento de uma agro industria -panificadora
O tratamento de efluentes industriais consiste em uma série de processos físicos, químicos e biológicos para eliminar os contaminantes presentes. O objetivo é produzir água limpa ou reutilizável e resíduos sólidos, também chamados de lodo, que podem ser usados como matéria-prima para outros processos.
Tratamento Físico-Químico
É capaz de fazer o tratamento de efluente industrial, como água contaminada com óleos diversos, metais pesados, soluções ácidas e alcalinas, entre outros. O tratamento físico-químico faz remoção de contaminantes através da separação de fases sólidas e líquidas.
Entre os métodos de tratamento utilizados pela Opersan estão: a precipitação química, a quebra ácida, a oxidação e a redução. Cada batelada recebe um tratamento específico determinado mediante análises em laboratório que simulam as reações e buscam encontrar o método de maior eficiência no tratamento com o menor consumo de insumos.
Tratamento Biológico
Realiza o tratamento biológico de efluentes como: caixa de gordura, fossa séptica, chorume de aterro classe 2 e efluentes industriais biodegradáveis.
O tratamento biológico dos efluentes é realizado por meio de bactérias e outros microrganismos que consomem a matéria orgânica poluente através do processo respiratório. O processo ocorre nas lagoas de aeração que são equipadas com dezenas de milhares de difusores de ar que fornecem o oxigênio necessário. Em seguida, o efluente é encaminhado para as lagoas de decantação, onde o material sólido, flocos biológicos, se decantam formando o lodo de esgoto.
De que forma é feito
Processos físicos: dependem das propriedades físicas do contaminante tais como, tamanho de partícula, peso específico, viscosidade, etc.
Exemplos: gradeamento, sedimentação, filtração, flotação, regularização/equalização, etc.
Processos químicos: dependem das propriedades químicas dos contaminantes o das propriedades químicas dos reagentes incorporados. Exemplos: coagulação,