Doutor
Um projeto com o gênero cordel pode ser uma boa oportunidade da escola ter um encontro com a experiência cultural que emana desta literatura e toda sua riqueza expressiva, quanto à articulação de várias linguagens — verbal oral, verbal escrita, musical, gráfica etc.— e quanto aos diversificados temas que aborda.
Assim o projeto pode colocar “na ordem do dia” uma literatura, geralmente, relegada ao segundo plano nos materiais didáticos e no cotidiano da escola, para que se possa conhecer, valorizar e respeitar a multiculturalidade própria de nosso país e os significados de coletividade e experiência comunitária presentes na produção do cordel.
Além disso, é bem interessante discutir com os alunos como a literatura de cordel, até por sobrevivência, acaba por incorporar inovações da indústria cultural, o que a torna mais rica e diversificada do que já é.
OBJETIVOS
* Objetivo principal
Esse projeto visa desenvolver o gosto pela leitura e a capacidade de escrita através da rica cultura popular brasileira. A literatura de cordel conta de maneira simples a vida das pessoas humildes de nosso país, mas que são ricas em conhecimentos, histórias, vivências, e exemplos de vida.
Objetivos Secundários * Promover uma aproximação com a cultura popular. * Reconhecer a diversidade literária do Brasil * Conhecer uma rica manifestação da nossa literatura (popular) e a caracterização de valores pedagógicos (leitura, escrita e métrica dos versos) na utilização do Cordel * Estimular um olhar crítico e simultaneamente poético sobre a realidade. * Contribuir para o resgate da literatura de cordel * Identificar a ideologia dos textos, a partir da análise do conteúdo; * Identificar e analisar variantes linguisticas regionais nos textos; * Valorizar a espontaneidade nos trabalhos escolares; * Leva os alunos a perceberem a beleza presente em um cordel e expressar isto oralmente; * Fazer a leitura das poesias observando a entonação