Doutor
Os motores monofásicos são assim chamados porque os seus enrolamentos de campo são ligados diretamente a uma fonte monofásica.
Os requisitos de carga e de ciclo de trabalho para motores monofásicos facilmente serão tão, ou talvez mais, severos que os das máquinas polifásicas, devido à falta de procedimentos de manutenção rotineira em instalações domésticas ou residenciais. Os motores-série CA monofásicos, particularmente, são algumas vezes projetados para aplicações extremamente pesadas, como em guindastes, elevadores ou serviços de tração, podendo então ter tamanhos que vão de alguns HP a vários milhares.
Os motores de indução monofásicos são a alternativa natural aos motores de indução polifásicos, nos locais onde não se dispõe de alimentação trifásica, como residências, escritórios, oficinas e em zonas rurais. Apenas se justifica a sua utilização para baixas potências (1 a 2 KW). Entre os vários tipos de motores elétricos monofásicos, os motores com rotor tipo gaiola destacam-se pela simplicidade de fabricação e, principalmente, pela robustez, fiabilidade e manutenção reduzida.
Por terem somente uma fase de alimentação, não possuem um campo girante como os motores polifásicos, mas sim um campo magnético pulsante. Isto impede que tenham binário de arranque, tendo em conta que no rotor se induzem campos magnéticos alinhados com o campo do estator. Para solucionar o problema de arranque utilizam-se enrolamentos auxiliares, que são dimensionados e posicionados de forma a criar uma segunda fase fictícia, permitindo a formação do campo girante necessário para o arranque.
Tipos de Motores Monofásicos:
1. Motores de indução Monofásicos 1.1. Motores de fase dividida 1.1.1. Motor com partida à resistência 1.1.2. Motor com partida a capacitor 1.1.3. Motor com capacitor Permanente 1.1.4. Motor com duplo capacitor 1.2. Motor de indução com partida à relutância 1.3. Motor de Indução de pólo ranhurado 1.4.